Entrevista: Lúcio Fernando Borges, presidente do CREA-MG, e o inspetor-chefe em Lavras, Stênio Igor Mendonça
3
fevereiro
2023


Entre os dias 1° e 2 de fevereiro de 2023, Lavras recebeu uma série de atividades promovidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma delas foi a realização do Workshop de Desenvolvimento Econômico Regional, ocorrido em 1º de fevereiro, no que abordou as diferentes vocações econômicas da cidade, que tem como destaque as indústrias dos segmentos  automobilístico, alimentício, metalúrgico, agroindustrial e têxtil, além de um reconhecido pólo científico, tecnológico e educacional. 

OUÇA ENTREVISTA

Presente no evento, o engenheiro civil Lucio Fernando Borges, presidente do Crea-MG ressaltou a importância desse tipo de iniciativa, que viabiliza a troca de conhecimento no intuito de promover o bem-estar social e coletivo. Lucio fez, ainda, um breve balanço das atividades e números do Crea-MG em 2023, fruto de uma gestão participativa e integrada às necessidades dos profissionais e da defesa da sociedade contra atividades ilegais que podem trazer riscos e transtornos para a população.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou algumas atividades e números que colocam a cidade em situação privilegiada para atrair investimentos. Dentre eles o fato de ser a 10° cidade mais segura do país e o 5° melhor Índice de Desenvolvimento Humano de Minas Gerais – IDH.

Com uma gestão ancorada nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU, a cidade teve 1200 empresas abertas em 2022, com saldo positivo de 1837 empregos. 

Como inovação, a prefeita apresentou  a utilização de um “carro inteligente”, da startup Mapzer, como ferramenta no auxílio à manutenção e fiscalização urbana. O veículo utiliza a tecnologia para detectar problemas em vias públicas, como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros. O objetivo é otimizar o serviço público.

Por sua vez, a engenheira civil Carolina Coelho, presidente da Câmara Municipal e membro da diretoria da Associação de Engenheiros e Agronomos de Lavras e Região (Asseal) destacou que todas as instituições devem caminhar juntas para o bem da cidade e região. Carolina é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Lavras. 

Também estiveram presentes, com direito a fala, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA – Prof. Márcio André Stefanelli Lara; o secretário-executivo da Associação da Microrregião do Alto Rio Grande (Amalg) e ex-prefeito de Ingaí, João Paulo Leite; o comandante da 6° Região da Polícia Militar, em Lavras, major Leonardo de Freitas; o comandante do pelotão da 2° Companhia de Bombeiros Militar, tenente Alex Rezende da Silva; a vice-presidente executiva do Sinduscon Sul, Vanessa Borsato; o gerente regional da Copasa em Lavras, Josimar Cornélio da Páscoa; e o gerente regional de segurança do trabalho da Intercement, Fernando Ferreira Filho.