Mapa do Ensino Superior: matrículas registram alta
maio

O número de matrículas no ensino superior registrou recuperação em 2022, na comparação com anos anteriores, chegando a uma alta de 5,1%. Considerando apenas a rede privada, o aumento alcançou 6,6%. Os números foram divulgados na 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, que tem como base informações como as do IBGE, Enem e Caged. A rede privada segue liderando, e representa 88% das instituições de ensino superior do país, com um total de 78% das matrículas. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro possuem, juntos, quase 42% do total de alunos matriculados no ensino superior. E as áreas de Negócios, Administração e Direito seguem liderando em número de alunos. O Mapa também destaca que quase 80% dos professores entrevistados já pensaram em desistir da profissão. Entre os motivos, estão ausência de plano de carreira, insegurança nas escolas e violência no desempenho da profissão.