O Parque Científico e Tecnológico IpêTech Lavras, vinculado à Universidade Federal de Lavras (UFLA), está com diversos editais abertos que visam impulsionar o empreendedorismo inovador e fortalecer a conexão entre universidade, empresas e sociedade. As oportunidades foram detalhadas em entrevista concedida pelo professor Antônio Chalfun Júnior, diretor do parque, ao programa Frequência UFLA, apresentado pela jornalista Karina Mascarenhas.
Durante a conversa, o professor destacou os editais de residência empresarial, loteamento de áreas no câmpus, incubação de startups pela Inbatec e a nova edição do programa Avança Café. Todos esses instrumentos têm o objetivo de apoiar empresas e empreendedores com projetos de base tecnológica, oferecendo estrutura física, capacitação, mentorias e acesso a redes de pesquisa e inovação.
A entrevista também abordou o reposicionamento do parque, agora sob o nome IpêTech, com atuação em dois polos complementares: Lavras e São Sebastião do Paraíso. A nova identidade reforça a abrangência da política de inovação da UFLA e simboliza o compromisso com o desenvolvimento sustentável e regional. “Mais do que uma troca de nome, o IpêTech representa uma ampliação das possibilidades de articulação com o setor produtivo e com instituições públicas e privadas”, destacou o diretor.
Outro ponto de destaque foi o anúncio do IpêTech Day One, evento que será realizado nesta terça-feira (15/7), das 14h às 16h30, no anfiteatro do parque, para lançamento oficial dos editais e celebração da graduação das startups incubadas. O encontro será uma oportunidade para tirar dúvidas, estabelecer conexões e fortalecer a participação da comunidade acadêmica e empresarial no ambiente de inovação da Universidade.
Dúvidas sobre os editais podem ser encaminhadas para o e-mail parque@ufla.br ou pelo telefone (35) 3829-1591.