Ouça: Deputado Reginaldo Lopes, recebe título Benemérito da Ufla
setembro
2023

Reginaldo Lopes é deputado federal pelo PT de Minas Gerais. Nascido em Bom Sucesso (MG), é filho de produtores rurais e começou a trabalhar ainda cedo, vendendo picolé e, posteriormente, como atendente e padeiro. É economista formado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Foi coordenador do Grupo de Trabalho sobre o sistema tributário na Câmara dos Deputados e conseguiu a aprovação da reforma que estava há 40 anos estagnada. Com as mudanças, o Brasil terá uma forma de arrecadação mais justa, eficaz e moderna. O país cresce e todos ganham.
Reginaldo é autor do projeto que deu origem à Lei de Acesso à Informação, um dos mais importantes instrumentos de enfrentamento à corrupção. Também da Lei que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid, ou às suas famílias, em caso de morte.

Foi eleito deputado “Amigo da Educação”, pela Unesco. Entre as suas muitas ações nessa área, estão o Estatuto da Juventude e a relatoria do novo Fies. Foi idealizador e presidente da primeira comissão que tratou de políticas públicas para a juventude e atualmente preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais.

O projeto que institui a Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira, aprovado na Câmara dos Deputados, é de autoria de Reginaldo e vai que ampliar as garantias comerciais para os produtores de leite.
Reginaldo criou e presidiu a CPI de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres, que apresentou uma série de projetos para mudar o atual sistema de segurança pública e todo o caminho penal no Brasil, lutando contra o racismo estrutural e fazendo o Congresso Nacional reconhecer sua existência.

Atualmente, coordena a implementação do Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo, Qualificação e Inserção Profissional (FMEC), para ajudar a transformar os municípios em uma incubadora de investimentos, que gerem emprego, renda, riqueza, desenvolvimento e mais sustentabilidade.

Ouça entrevista